Fundamentos básicos da qualidade

Existem cinco abordagens principais para a definição de qualidade

                 


Há uma variedade de conceitos e definições de qualidade na literatura especializada e em áreas afins. Segundo Garvin, “existem cinco abordagens principais para a definição de qualidade: transcendental, baseada no produto, baseado no usuário, baseado na produção e baseada no valor”.

  • Transcendental

(...) uma condição de excelência que implica ótima qualidade, distinta de má qualidade..                               Qualidade é atingir ou buscar o padrão mais alto em vez de se contentar com o malfeito ou fraudulento.
 

  • Baseada no produto

Diferenças de qualidade correspondem a diferenças de quantidade de algum ingrediente ou atributo desejado.

  • Baseada no usuário

Qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos.

Na análise final de mercado, a qualidade de um produto depende de até que ponto ele se ajusta aos padrões das preferências do consumidor.

Qualidade é adequação ao uso.

  • Baseada na produção

Qualidade [quer dizer] conformidade com as exigências.

Qualidade é o grau em que o produto específico está de acordo com o projeto ou especificação.

  • Baseada no valor

Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável e o controle da variabilidade a um custo aceitável.

Qualidade quer dizer o melhor para certas condições do cliente. Essas condições são: o verdadeiro uso e o preço de venda o produto.

 

O conceito de qualidade pode ser desdobrado em elementos básicos, como os elencados a seguir:

  • Desempenho – refere-se ás características operacionais básicas do produto:
  • Características – são as funções secundárias do produto, que suplementam seu funcionamento básico;
  • Confiabilidade – reflete a probabilidade de mau funcionamento de um produto;
  • Conformidade – refere-se ao grau em que o projeto e as características operacionais de um produto estão de acordo com padrões preestabelecidos;
  • Durabilidade – refere-se a vida útil de um produto, considerando suas dimensões econômicas e técnicas;
  • Atendimento – refere-se a rapidez, cortesia, facilidades de reparo ou substituição;
  • Estética – refere-se ao julgamento pessoal e ao reflexo das preferencias individuais;
  • Qualidade percebida – refere-se a opinião subjetiva do usuário acerca do produto.

No entanto, outras definições podem ser enquadradas nas citadas, a partir de seus aspectos preponderantes. Mas, eventualmente, é possível perceber algum conflito entre elas. Dependendo da área considerada – marketing, vendas, produção, logística; uma ou outra definição aplica-se melhor.

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